Recuperação
de olival
Só na região de Abrantes, existem 2.000 hectares de olival abandonado, o equivalente a cerca de 2.800 campos de futebol.
Esta vasta área está exposta a um risco elevado de incêndios devido ao clima da região, que, como sabemos, pode ter consequências devastadoras para a fauna e flora.
Na Apadrinhaumaoliveira.org, a nossa missão é recuperar estes olivais abandonados e garantir a continuidade da biodiversidade que sempre fez parte da nossa paisagem e património natural.
Como recuperar uma oliveira
O grande inimigo destas sobreviventes centenárias, para além das pragas e das secas, é o abandono, com o consequente aparecimento de ramos que crescem a partir da base do tronco, roubando os recursos que a árvore deveria utilizar para si e para o seu fruto, a azeitona. Para o evitar:
Poda para eliminar os ramos secos
Eliminação dos rebentos
Trabalhos no solo
Cobertura espontânea do solo
Fertilização do solo
Fertilização com estrume animal
Tratamento ecológico de pragas
Irrigação
Porquê apadrinhar uma oliveira
Quando apadrinha uma oliveira, está a ligar-se a um ser vivo que vai crescer durante gerações, muito depois de todos nós. Esta árvore, que pode viver centenas de anos, vai cuidar do solo, abrigar vida e sustentar comunidades.
Ao apadrinhar uma oliveira, está a deixar um legado que perdurará no tempo. Está a investir num futuro mais verde e a criar novas oportunidades para a região, enquanto preserva um património natural que nutre a biodiversidade e a cultura local.