Recuperação
de olival

O clima e as particularidades deste terreno são mais propícios à ocorrência de incêndios, que, como todos sabemos, têm consequências dramáticas para a fauna e flora. Só na região de Abrantes existem 2.000 hectares de olival abandonado, o que equivale a 2.800 campos de futebol. 

A partir da Apadrinhaumaoliveira.org temos a missão de recuperar os olivais abandonados, de manter vivo o que sempre esteve vivo.

Como recuperar uma oliveira

O grande inimigo destas sobreviventes centenárias, para além das pragas e das secas, é o abandono, com o consequente aparecimento de ramos que crescem a partir da base do tronco, roubando os recursos que a árvore deveria utilizar para si e para o seu fruto, a azeitona. Para o evitar.

Poda para eliminar os ramos secos

Eliminação dos rebentos

Trabalhos no solo

Cobertura espontânea do solo

Fertilização do solo

Fertilização com estrume animal 

Tratamento ecológico de pragas

Irrigação

Porquê apadrinhar uma oliveira

O olival representa quem somos e como nos relacionamos com o nosso ambiente, por isso agora precisamos de padrinhos e madrinhas que queiram manter o legado do nosso território, para nos reconectarmos com a nossa identidade, património e riqueza tão intimamente ligados ao olival. Juntos, vamos recuperar o olival abandonado e gerar uma economia sustentável e circular, que trará a população e oportunidades para a região.