Dia Mundial da Árvore: O Segredo da Longevidade das Oliveiras

Oliveiras

No Dia Mundial da Árvore, celebramos a sua importância tanto para a nossa vida como nos ecossistemas e na biodiversidade.

Entre todas as árvores que marcam paisagens e culturas, temos de admitir que temos uma que consideramos especial: a oliveira. É uma árvore que consegue atravessar séculos ou até milénios, resistindo às adversidades do tempo e às transformações da sociedade.

A Longevidade das Oliveiras

Mas afinal, porque vivem as oliveiras tanto tempo?
A longevidade destes seres vivos ancestrais deve-se a um conjunto de fatores naturais que os tornam incrivelmente resistentes:

Mesmo que o tronco central morra, a oliveira continua a gerar rebentos a partir da base ou das raízes, garantindo a sua regeneração. É por isso que muitos as consideram “imortais”, pois elas continuam a renascer a partir da sua base original.

A oliveira é uma árvore muito resistente e a solos pobres e sobrevive a condições difíceis onde outras plantas teriam dificuldade em crescer. O seu sistema radicular permite-lhes extrair água a grandes profundidades, o que as torna altamente resilientes mesmo em climas áridos​.

✅ Devido ao seu crescimento lento, o metabolismo da oliveira é mais estável o que faz com que ela viva mais tempo, sem apresentar sinais de envelhecimento. Entre as oliveiras mais antigas do mundo, temos a Oliveira do Mouchão com 3350 anos e que continua a produzir fruto.

As Oliveiras e a Biodiversidade

As oliveiras centenárias também apresentam um papel fundamental na preservação da biodiversidade:

🦉 As cavidades dos troncos e as copas das oliveiras centenárias servem de abrigo para aves e insetos que ajudam a controlar pragas naturais, como a mosca da oliveira.

🌾 Os olivais preservados têm solos ricos em microorganismos que aumentam a fertilidade da terra, contribuindo para um ecossistema mais equilibrado.

☀️ As oliveiras ajudam a reduzir a erosão do solo e a reter água, tornando as paisagens mais sustentáveis e resilientes.

Caminhada pela Rota das Oliveiras Centenárias

No dia 23 de março, no Encontro Ibérico do Azeite, iremos percorrer a Rota das Oliveiras Centenárias. Nesta caminhada vamos conhecer algumas das árvores mais antigas da região, testemunhas vivas da paisagem e cultura das Mouriscas ao longo dos séculos.

🔗 Ainda vai a tempo de se inscrever aqui.

📸 Descubra algumas das oliveiras monumentais que fazem parte desta rota!

Muitas oliveiras centenárias estão em risco e nós trabalhamos para evitar esse destino! Recuperamos os olivais tradicionais e garantimos que as oliveiras centenárias que lá pertencem continuam a fazer parte da paisagem e da economia local. 🌿

No Dia Mundial da Árvore, celebramos a oliveira como um símbolo de resiliência, biodiversidade e património cultural. Estas árvores são verdadeiras guardiãs da nossa história e do nosso futuro.


Ao apadrinhar uma oliveira, está a contribuir diretamente para a sua preservação e a apoiar os agricultores que mantêm vivos os olivais tradicionais.

Junte-se a nós e ajude a salvar oliveiras “imortais”!

Deixe um comentário