Desde tempos antigos até aos dias de hoje, as mulheres têm sido guardiãs da terra, preservando não só a paisagem rural, mas também as histórias e memórias associadas a cada árvore.
Neste Dia Internacional da Mulher, destacamos as vozes inspiradoras de 3 proprietárias que, com dedicação e paixão, preservam o legado do olival tradicional de Abrantes e fazem dele um compromisso com a sua terra e a sua história.
Herança e Compromisso: O Testemunho das Nossas Proprietárias
Para a Maria Manuela Maia Alves, Eminência Grácio e Maria Angelina Lourenço, os seus olivais não são apenas terrenos agrícolas, mas parte da sua identidade e história familiar.
👩🌾 Maria Manuela Maia Alves é proprietária do olival que iluminámos neste Natal! Engenheira Agrónoma de formação, cresceu rodeada de oliveiras e viu de perto o impacto do azeite na economia local. Para ela, entregar-nos o seu olival foi a melhor forma de zelar pelo seu legado.

“Vale mais entregar os olivais ao Apadrinha uma Oliveira e vermos as nossas coisas zeladas do que termos tudo abandonado. É uma homenagem aos nossos pais.”
Maria Manuela Maia Alves
👩🌾 Eminência Grácio já conhecida por todos nós é proprietária de cerca de 100 oliveiras em quatro pequenas parcelas. Confiou-nos a gestão dos seus terrenos porque, por questões de saúde e idade, já não conseguia cuidar deles. Cada um dos seus olivais traz uma história familiar herdada de familiares e um vínculo emocional e inquebrável.
“As parcelas que eu tenho têm todas uma história.
Eminência Grácio
Nunca as venderia. Tenho muito amor e consideração pelo olival.”

👩🌾 Maria Angelina que nos acompanhou ao programa A Nossa Tarde, partilhou memórias de infância, recordando as visitas aos olivais com os avós. Herdeira dos olivais do pai, sente que é sua missão preservar este legado que foi passado de geração em geração.

“Eu era pequena, vivia em Sintra e vinha passar férias a Mouriscas. Lembro-me de ir com os meus avós apanhar azeitona. Foi aí que criei esta relação com a terra e com as oliveiras.”
Maria Angelina Lourenço
Estas histórias refletem um sentimento comum: a vontade de preservar o que lhes foi dado!
👇 Veja toda o vídeo abaixo e conheça de perto a história destas proprietárias.
O nosso papel da Apadrinhaumaoliveira.org:
A decisão de confiar os olivais à Apadrinhaumaoliveira.org permitiu que estas mulheres continuassem ligadas às suas terras sem terem de lidar com as dificuldades atuais para a sua manutenção.
Trabalhamos para ser um apoio essencial para mulheres que querem manter e preservar o seu legado:
- Cuidamos de mais de 3.500 oliveiras e garantimos a produção de azeite de qualidade.
- Preservamos a paisagem natural local e a biodiversidade.
- Fazemos a gestão destes terrenos, aliviando o peso sobre os proprietários e assegurando a sua continuidade..
“Não baixem os braços, façam o máximo que puderem pelas oliveiras, por todas as árvores que nos deixaram”
Manuela Maia Alves
O Futuro: Mais Mulheres, Mais Olivais Recuperados
Queremos continuar a apoiar mulheres que, como a Manuela, a Eminência e a Maria Angelina, fazem da terra a sua casa e das oliveiras um pedaço da sua história.
👩🌾 E para si, quem é a mulher que inspira o seu amor pela natureza?
Partilhe connosco a história da mulher que o marcou e fortaleceu a sua relação com a terra.
📩 É proprietária de um olival e precisa de ajuda para o preservar?
Entre em contacto connosco através do [email protected].
Ajude-nos a apoiar estas proprietárias.
Apadrinhe ou ofereça uma oliveira, celebre a mulher que mais o inspira e faça parte desta história.