Cultura da oliveira

Abrantes é uma região de Portugal com um rico património cultural e natural. A cidade de Abrantes, está situada numa colina sobranceira ao rio Tejo e é conhecida pelos seus monumentos históricos e beleza natural.

Desde os romanos até aos dias de hoje, as oliveiras fazem parte da paisagem e são um dos seus maiores tesouros. Muitas das oliveiras que vivem nesta zona têm entre 500 e 1000 anos e são consideradas património cultural da região, entre elas, o Mouchão, a oliveira mais antiga da Península Ibérica com 3350 anos. Cabe-nos agora dar continuidade a este legado e procurar uma substituição geracional para as mesmas, de modo a não perdermos a nossa identidade.

Rotas Mouriscas

As rotas das Mouriscas são a desculpa perfeita para viajar até lá e explorar a marca deixada pelos árabes, entre outras culturas.

Está estudado que as primeiras oliveiras foram cultivadas há mais de 6.000 anos, altura em que os árabes começaram a exportar.

Visitar a região

A sua oliveira está à espera que a venha visitar e desfrutar de todos os tesouros da região de Abrantes. Para mais informações escreva-nos para aqui: [email protected] 

Agora é tempo de agir, sensibilizar e implementar iniciativas inovadoras